Dia 9 - Baependi - Passa Quatro

By moises - 17:24

Muito menos conhecida que suas vizinhas Caxambu e São Lourenço, a cidade de Baependi, alegre e hospitaleira, atrai romeiros e devotos de todo o país para o Santuário de Nhá Chica. Além disso, as belezas naturais também são destaque. A cidade abriga 40% da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio muito procurado por quem gosta de praticar esportes de aventura, trekking e rapel. Privilegiada tem além de mais de 50 cachoeiras, dentre as quais as da Usina Velha, do Bugio, Caldeirão e Honorato Ferreira.


Igreja Matriz em Baependi


Santuário Nhá Chica 

De Baependi seguimos 6 km, por uma estrada que impressionou pela quantidade de lixo deixada às suas margens, até Caxambu onde demos uma volta rápida contornando o seu parque de águas. 
De lá, mais 30 km e chegamos a uma das cidades mais turísticas do sul de Minas Gerais. São Lourenço que tem como principal atração turística suas nove fontes de águas minerais. 
Lá fizemos uma parada para almoço no restaurante Casarão. O termômetro do carro estava marcando 41 graus!
Estação de Trem de São Lourenço







Parque das Águas de São Lourenço
Igreja Matriz

Temperatura no carro.

Depois do almoço fizemos nosso percurso final, passando por Pouso Alto, Itamonte e Itanhandu, até chegar em Passa Quatro.
Esse trecho foi muito, muito, muito chato. Lombadas, periferias e pouca paisagem. Com certeza o pior trecho da viagem. Com muitas cachoeiras, Passa Quatro tornou-se um centro de ecoturismo e turismo rural, por esse motivo os preços das hospedagens são mais altos que a média da viagem. Aos sábados, domingos e feriados também é possível fazer um passeio de Maria Fumaça de 12 km, entre Passa Quatro e a Estação Cel. Fulgêncio, na divisa com o estado de São Paulo.
Escolhemos uma pousada confortável e muito bem cuidada, a Pousada San Rafael. 
Deixamos as coisas no hotel e saímos para jantar. Difícil foi encontrar um restaurante aberto em plena quarta feira. Acabamos numa choperia comendo um sanduíche e bebendo cerveja artesanal na mesma rua onde estava localizado o hotel. 






Igreja de Passa Quatro em frente de onde jantamos.


  • Share:

Você também poderá gostar de:

0 comentários